domingo, 28 de junho de 2009

Histórias de um andarilho - Richard Lima

Nascido no dia 05 de outubro de 1939, em Lavras, Minas Gerais, numa família de quatro filhos, Richard Lima, o filho caçula de Rafael da costa e Conceição Reis, quase um “Andarilho”, percorreu vários caminhos até chegar aos dias de hoje.
Do Pai Rafael, “um verdadeiro Bombril” com 1001 utilidades, pintor, escultor, carapina (marcineiro), dentre outras coisas, herdou a capacidade de desenvolver múltiplos talentos.
Apaixonado por mágica (Ilusionismo), Rafael deu o nome de um famoso mágico americano da época ao seu filho mais novo.
Da mãe Conceição, herdou a capacidade de se reinventar e manter-se sempre jovem, atualizado e sempre em busca de novos aprendizados.
Conceição aos 91 anos dança e desfila para uma marca de roupas íntimas de sua cidade.
Aos sete anos, se muda com a família para São Paulo, mais precisamente para a rua João Ramalho 1503, no bairro perdizes.
Seu primeiro trabalho remunerado foi ser boleiro de tênis nas quadras do Palmeiras Futebol Clube, por isso o seu amor pelo Clube Paulista.
Fez o primário no Grupo Escolar Miss Brow e logo depois fez exames de admissão para o Colégio Batista Brasileiro na Vila Pompéia, onde teve os seus primeiros contatos com a espiritualidade.
Trabalhava no colégio para garantir as refeições diárias, tendo o direito de entrar no dormitório das meninas, o que fez com que ele despertasse logo cedo para a beleza feminina.
Aos quinze anos, volta com sua família para Lavras e vai estudar no Instituto Gammom, um Colégio Presbiteriano no qual permaneceu até completar o científico.
Durante o ginásio e o científico foi atleta de atletismo e para pagar as mensalidades da escola foi professor auxiliar de Educação Física se destacando na modalidade de salto em altura.
Em janeiro de 1960, vai para Belo Horizonte fazer o curso superior de Arquitetura na UFMG.
Como seus pais, apesar de religiosos, não tinham uma religião específica e acreditavam que religião não se herda e sim se escolhe foi batizado somente aos 21 anos na Igreja Presbiteriana, pelo então reverendo Rubens Alves, hoje um grande e renomado escritor.
Quando chegou a Belo Horizonte foi morar com mais onze colegas numa república na Av. Getúlio Vargas localizada bem em frente à casa da mãe de Juscelino Kubitschek.
Sempre focado na busca de crescimento e evolução em tudo o que fazia e sabendo da importância de se tornar um profissional especialmente qualificado para se tornar um homem independente e assim poder realizar todos os seus sonhos, conviveu sempre com pessoas que foram além de amigos e parceiros, mestres em seu caminhar que muito contribuíram para a sua formação.

Dentre eles o professor Jeferson Lodi, também aquarelista de primeira linha e os irmãos Cláudio e Betinho Naves, que ajudaram a moldar o grande profissional que ele se tornou.

10 comentários:

  1. VC ESTA METIDO DEMAIS
    AGORA A FAMILIA INTEIRA VAI SER BLOGUISTA?
    MAS EU ACHO QUE FOI A LUCINHA QUE ESCREVEU
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Meu lindo...

    Você e simplesmente o máximo.
    Estou adorando esta sua nova fase.
    Já aprendeu escrever mais do que quarto/sala/
    cozinha e banheiro.
    Acho que eu sou sua inspiração...

    ResponderExcluir
  3. Richard, que modernidade!
    A Denise disse que você está metido demais, mas sou eu quem me sinto metida, tendo uma casa tão linda que você projetou, que já proporcionou momentos tão felizes para toda a minha família e amigos.
    Aproveito para agradecer a sua amizade, e claro, mais uma vez, a casa dos meus sonhos…
    Um abraço da Cláudia.
    Lucinha, como dizem os meus amigos portugueses, “beijinho grande”.

    ResponderExcluir
  4. Gente, esse é o cara!!!!!
    Nem acredito que um dia disse que tinha preguiça de computador.
    Mas para a nossa sorte, sei que não vai abandonar nem a lapiseira, sempre no bolso,nem o pincel, né?
    Mil bjs,
    Olga

    ResponderExcluir
  5. Ei meninas
    Que bom saber que eu tenho só admiradoras.
    Acho que todas estão certas, mas o que mais quero é vocês comentando e criticando.
    Beijos

    Do mais novo blogueiro...

    ResponderExcluir
  6. Oí Richard,saudade de você e Lucia.Acho que qualquer hora vou aí tomar um café....sob o olhar vigilante de sua secretaria.Bom saber um pouco mais de você.Convivemos 5 anos na EA e muita coisa não sabia.Sabia de sua energia,de sua alegria e constante entusiasmo...VAMO FAZÊ!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. olá trabalho na empresa rz engenharia vc deve me ver todos os dias em algumas obras sou servente lá me chamo reginaldo vi vc falando seu blog e resolvi da uma olhada pois gosto muito de histórias de pessoas q vencerão na vida é por mais q ate hj não conseguir muitos bens matériais e nem tive muitas conquistas nessa vida me inspiro nas pessoas q vencerão matando um leão por dia parabéns pelo seu trabalho não pude deixar de comentar flw ....

    ResponderExcluir
  8. oi sou eu o reginaldo de novo to vendo q na rz só tem kra guerreiro é eu trabalho com um o ronaldo parabéns para todos vcs flw

    ResponderExcluir
  9. Richard parabéns pelo seu trabalho e dedicação a criação do belo e ao próximo.
    Um abraço. Emerson Franco.

    ResponderExcluir
  10. Seu Richard é uma pessoa maravilhosa,amigo,alegre e apredemos muito com ele.Sou uma pessoa que te admiro.
    Bjs Maria Tereza

    ResponderExcluir