domingo, 28 de junho de 2009

Os Segredos dos Códigos de Leonardo da Vinci - Arquiteto e Designer

Leonardo, durante seus 67 anos de vida, cultivou o hábito de levar sempre consigo, papéis e cadernos de anotações para registrar seus pensamentos, teorias, experimentos, idéias, desenhos e diversos materiais dos estudos que estava permanentemente realizando, seja na área das artes ou da ciência. Depois de sua morte, todos esses manuscritos foram preservados, sendo divididos em 24 livros conhecidos como os "Códigos Da Vinci". No decorrer dos séculos, porém, esses códigos foram se dispersando por diversas partes do mundo, e atualmente, apenas três estão preservados em museus italianos, entre eles o Código Atlântico e o Código do Vôo.

O Código Atlântico engloba a mais ampla e prolífica coleção de desenhos e anotações do artista. Referente à época mais fértil da carreira de Leonardo, cobre um período de cerca de 40 anos, entre 1478 a 1518. Este caderno é um testemunho da riqueza e diversidade de conhecimentos do gênio florentino, atacando assuntos de áreas tão diversas do conhecimento humano quanto a matemática, a geometria, a astronomia, a botânica, a zoologia, a arte militar, a arquitetura, a mecânica, a hidráulica, a engenharia, a anatomia e a física.

O Código do Vôo, já mais específico, engloba principalmente os escritos, desenhos e estudos do artista a respeito do vôo dos pássaros, assunto que obcecava Da Vinci a tal ponto que chegou a desenvolver diversos protótipos de máquinas voadoras em pleno século XVI, quando a idéia do homem sair do chão não passava de um sonho até então só levado a sério em mitologias e lendas fantásticas.

Imagens digitalizadas dos famosos "Códigos" do artista:

desenhos e estudos do artista a respeito do vôo dos pássaros



















esboço de um projeto urbanístico intitulado "Cidade Ideal", voltado para a cidade de Milão.













fonte: web.

2 comentários:

  1. Amigo Richard,
    Gostei muito do seu blog. Muito bom gosto. Vou visitá-lo sempre.
    bjos

    ResponderExcluir