segunda-feira, 27 de julho de 2009

Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos

O Laboratório de Fotodocumentação foi criado no ano de 1954, iniciando o registro fotográfico do acervo arquitetônico e artístico de relevância no Estado de Minas Gerais. O acervo fotográfico do Laboratório de Fotodocumentação foi gerado a partir da delimitação pelo seu Supervisor dos registros da arquitetura e das artes a serem realizados. Sendo assim programadas e realizadas as viagens pelo interior de Minas Gerais e outras regiões do Brasil, com objetivo de formação de acervo para auxílio de ensino e pesquisa em arquitetura, assim com registro documental da realidade e das transformações da arquitetura e das artes no espaço urbano e rural daquele momento.

O registro das cidades tradicionais mineiras, das imagens raras das primeiras arquiteturas de Belo Horizonte desde o acervo da recém construída capital até o topo do modernismo com a Pampulha, realizado pelo Laboratório de Fotodocumentação, sob a supervisão de Sylvio de Vasconcellos, representa uma raridade, se levarmos em consideração, além das imagens, seu roteiro de elaboração, que ocorreu dentro de um universo de ensino tão específico.

Esquecido durante muitas décadas, o acervo estava se deteriorando no início dos anos 1990: a maioria das imagens não possuía cópia em papel, o que dificultava  o acesso a elas, assim com boa parte dos negativos, que ficaram mal acondicionados, foi contaminada pela síndrome do vinagre, uma reação química que corrompe a imagem.  Felizmente essa situação vem sendo revertida, com o auxílio de patrocínio de Instituições como a Caixa Econômica Federal e PETROBRAS. Neste processo, teve um importante papel o IAB-MG, que foi o proponente do primeiro projeto de captação, que levantou recursos junto ao Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte para o início dos trabalhos de digitalização.

Assim, já foram digitalizadas mais de 25.000 imagens e está sendo desenvolvida a recuperação física do acervo, com novo acondicionamento, e a construção de uma sala climatizada, além de um espaço expográfico contando a trajetória da fotografia e pesquisa junto a Escola de Arquitetura.  

Além disso, foi criado um sistema de indexação e busca das imagens do Laboratório via internet, que permite que as fotos sejam disponibilizadas através de um sistema multimídia, possibilitando o acesso universal ao conteúdo informacional deste acervo.

Visite o site: http://www.forumpatrimonio.com.br/laboratorio/site.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário