terça-feira, 8 de setembro de 2009

Arquitetura pelo mundo - Miami...

Desde os anos 20, Miami tem sido um local de diversão para ricos e famosos viajando para o sul, a fim de escapar dos invernos rigorosos do norte dos Estados Unidos. Logo, vieram também os norte-americanos de classe média e a grande quantidade de visitantes gerou a necessidade de acomodações. Depois, vieram os turistas brasileiros, argentinos e venezuelanos, que fizeram da cidade uma "capital" não-oficial da América Latina.

Influenciados pela Exposition Internationale des Arts Decoratifs et Industriels Modernes de Paris em 1925, arquitetos se voltaram para a arte moderna, mais conhecida como art déco, para criar um estilo arquitetônico coeso e de valor acessível.

Fabricados a partir de aço e concreto, que não são caros, os edifícios ganharam personalidade com detalhes e decorações como extremidades arredondadas, peitoris diferenciados, itens de blocos de vidro e decorações náuticas como janelas de embarcações e motivos marítimos. O resultado foi uma montagem fantástica de hotéis que causam sensação de prestígio e de reverência a qualquer visitante.

Com o tempo, o local perdeu o brilho, até que um grupo de visionários na década de 80decidiu impedir que os edifícios fossem destruídos. Conforme os investidores e as celebridades apoiavam a causa, o distrito de art déco e seu visual atualizado atraiu novos turistas e se tornou o cenário de diversas séries de televisão e filmes, tais como "Miami Vice".

Atualmente, South Beach possui a diferença de ser o primeiro distrito do século 20 no Registro Nacional de Locais Históricos, com mais de 800 edifícios importantes.

Você pode explorar o conjunto de art déco por conta própria simplesmente fazendo uma caminhada nas avenidas Collins e Washington, ou passear com guias pelo Centro de Boas Vindas do Distrito Art Déco (1001 Ocean Dr). O centro fornece passeios de 90 minutos com guias e passeios a pé independentes com áudio pelos mais de 800 edifícios clássicos em estilo art déco (a maior coleção do mundo). Saiba como esses preciosos edifícios foram salvos da demolição.

O distrito de Art Déco de Miami é realmente excepcional. Não é surpresa que os turistas se aglomerem nesta área para contemplar os edifícios coloridos.



Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário