quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Arquitetura pelo mundo - Cuba

Situada numa zona subtropical, Cuba desfruta de um verão perpétuo que, com a ajuda da Corrente do Golfo, suaviza os excessos de temperatura. O arquipélago cubano está situado no Mar do Caribe, na entrada do Golfo do México, é formado pela ilha de Cuba, a Ilha da Juventude e 4.010 cayos, sendo sua superfície total de 110.922 km. E seus quase 6.000 km de costa e 300 praias formam com sua vegetação exuberante a mais bela ilha do Caribe, cujo povo é, sem dúvida, o mais carinhoso e alegre. Sua população é de 11 milhões de habitantes (1999), sendo 60% espanhóis, 22% mulatos, 11%africanos, 1% chineses.
A maior parte do território cubano é constituído por terras planas e férteis. Essas são as condições perfeitas para o cultivo de cana-de-açúcar, café e tabaco. Se alguma vez você fumou um charuto cubano, com certeza teve a chance de apreciar esses sabores da terra. As cadeias montanhosas constituem 25% do país. A temperatura média em Cuba é de 25ºC, com mínimas de 18ºC e máximas de 30ºC. A estação úmida é durante o verão e dura de maio a outubro, enquanto a estação seca é durante o inverno, de novembro até abril. Tem 14 provincias e o municipio especial Ilha da Juventude.

A arquitetura cubana tem o maior conjunto de prédios coloniais preservados em toda a América. Com casarões, palacetes e igrejas com fachadas em estilo pré-barroco, barroco, neoclássico, art nouveau e art decó.

Algumas partes das ruas de Havana exibem edificações restauradas, o que nos faz compreender um pouco da vida cubana e dos vários períodos e influências culturais. Na atualidade, diversos complexos arquitetônicos modernos abrigam centros empresariais que resultam da abertura ao turismo e do desenvolvimento e interesse estrangeiro na ilha.

Fonte: Internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário