domingo, 22 de novembro de 2009

Biennale di Venezia - Bienal de Veneza












A Bienal de Veneza é um dos acontecimentos culturais mais importantes do mundo, com uma sólida tradição, que começou em 1895. A exibição de arte foi a primeira a ser criada; e em 1930, nasceram os festivais de música, teatro e cinema (o primeiro Festival de Cinema aconteceu em 1932). A exposição de arquitetura surgiu em 1980 e a mostra de dança, em 1999.
Atualmente é uma referência artística, que atrai à cidade os melhores de cada área e recebe um público cada vez maior. Acontece nos anos ímpares, em geral a partir de junho.

A Bienal organiza exposições multidisciplinares subdivididas em setores:
Arquitetura - Mostra Internacional de Arquitetura
Arte - Exposição Internacional de Arte
Cinema - Festival Internacional de Cinema de Veneza (frequência anual)
Dança - Festival Internacional de Dança Contemporânea
Música - Festival Internacional de Música Contemporânea
Teatro - Festival Internacional de Teatro

Existe ainda o setor do Arquivo Histórico de Arte Contemporânea (Archivio Storico delle Arti Contemporanee-ASAC) que tem como objetivo a conservação do patrimônio da Bienal, em todos os seus âmbitos.

Um museu a céu aberto

A Itália é um verdadeiro museu a céu aberto, com 41 monumentos declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Não perca os centros históricos de Florença ou Gênova, além de outros monumentos tão importantes como a Torre de Pisa e cidades tão vibrantes como Palermo ou Bolonha.
Não podemos esquecer a sua capital, Roma, onde se encontram monumentos tão antigos como o Coliseu e tão românticos como a Fontana di Trevi.




Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário