segunda-feira, 29 de março de 2010

Cultura da paz e a sustentabilidade...

Um mundo sustentável se viabiliza na medida em que as pessoas percebem a complexa inter-relação entre si mesmos e o meio onde vivem.
Assim como a ciência moderna inclui o observador como parte da experimentação científica, o pensamento sustentável transcende a idéia de uma realidade pré-existente que precisa ser compreendida.
O mundo é como é por que os seres vivos, incluindo o ser humano, são o que são e vice-versa.
Nesta abordagem, a cultura da paz faz toda a diferença.
Segundo a psicoterapeuta Adriana Fitipaldi, pesquisas mostram que as pessoas, de um modo geral, ainda têm uma concepção reducionista sobre o significado da paz, como sendo a ausência de algo, do conflito, da guerra.
Para ela, a paz não se faz pela eliminação do conflito numa tendência à apatia, muito pelo contrário.
O conflito se estabelece na deparação com o novo que estimula a agressividade humana, portanto, é natural, é oportunidade de crescimento.
Neste contexto, a paz é a capacidade humana de administrar a agressividade, evitando transformá-la em violência, para construir o que realmente vale a pena, um mundo sustentável.

Sites relacionados

Organização das Nações Unidas - A ONU definiu o conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida associados à cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, divulgada em 13 de setembro de 1999.

UNIPAZ - Rede internacional para disseminar a cultura da paz. A essência do trabalho da Unipaz é trazer o global para o local. Desenvolve, assim, várias atividades de cunho nacional e internacional para a ampliação de conhecimentos e troca de experiências, construíndo deste modo, uma nova visão de mundo.

Fundação Peirópolis - Educação em Valores Humanos - Realiza programas e projetos centrados em Educação em Valores Humanos do educador Sathya Sai Baba, hoje aplicado em centenas de países. A proposta visa basicamente a formar pessoas de caráter, ensinando a reconhecer e viver o que existe de mais sagrado na vida: o Amor, a Verdade, a Paz, a Ação Correta e a Não-Violência.

União Planetária - Tem por objetivo atuar de forma abrangente, apartidária e não-sectária pela elevação dos padrões éticos, culturais, assistenciais, econômicos, ambientais e espirituais da sociedade, valorizar as diferenças de pensamento e promover a construção de uma sociedade verdadeiramente humana, voltada para a valorização da vida em seus aspectos positivos;

Instituto de Educação em Valores Humanos - Sua proposta é ser um canal de luz da sabedoria Sathya Sai Baba para a educação. Dão apoio a indivíduos e instituições que sigam os princípios fundamentais da Educação em Valores Humanos: ninguém é pago para ensinar, ninguém é pago para aprender.

Creative City Canada - an organization of people employed by municipalities across Canada working on arts, culture and heritage policy, planning, development and support.

Instituto Vivendo Valores -

Brahma Kumaris Brasil -

Universidade Espiritual Brahma Kumaris -

Fonte: Portal da Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário