sábado, 20 de março de 2010

Proposta para Rio 2016 busca valorizar paisagem...

Barra, Copacabana, Maracanã e Deodoro são as quatro grandes zonas da cidade onde serão realizadas as competições. Na Barra (ilustração) ficará a maior parte das instalações. A Arena Olímpica e o Parque Aquático Maria Lenk já existem: foram construídos para os Jogos Pan-Americanos de 2007.
















Vista geral das instalações previstas para a Barra. O projeto da Vila Olímpica é de autoria do escritório de Sérgio Moreira Dias, engenheiro que atualmente comanda a Secretaria Municipal de Urbanismo.














Uma caixa de vidro ora translúcida, ora transparente, revestida internamente com brises e proteções, receberá as competições de natação. Ela apresenta longos beirais e recuos de planos no sentido norte-sul. Há outras hipóteses em estudo para a edificação depois dos jogos.














O Centro Olímpico Nacional de Treinamento, também na Barra, será a instalação de maior visibilidade do complexo. O grande paralelepípedo vazio e flexível (450 x 150 metros) pode ser dividido em quatro halls.













Centro Internacional de Transmissão/Centro de Mídia Impressa. O conjunto que receberá os estúdios de transmissão e os espaços destinados à imprensa se abrirá tanto para o Parque Olímpico, ao sul, como para a Vila da Mídia, ao norte.












Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 359 Janeiro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário