terça-feira, 6 de abril de 2010

Gentileza urbana - Bom lugar de estar...

Choro da alegria

Ignez Perdigão costumava ir à feira da praça General Glicério, no bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro, para comprar hortaliças na barraca do Alê. Entre um cliente e outro, o verdureiro ensinava os meninos das redondezas a tocar cavaquinho. Um dia o movimento estava grande e ele pediu a Ignez que desse a aula à molecada (além de cliente, ela era companheira de instrumento, especializada em chorinho).
Ela gostou tanto da idéia de tocar sem compromisso que chamou mais quatro músicos e juntos formaram o Choro na Feira. Há quatro anos, aos sábados à tarde, eles se apresentam gratuitamente sob a mesma sombra, atraindo moradores e curiosos. Alguns até se arriscam a dar uma canja.

www.choronafeira.com

Surpresa fugaz

Durava dez minutos, mas, durante dois anos, toda quarta-feira, quem passasse pela rua Martim Francisco, no centro de São Paulo, era surpreendido por uma confusão vinda da janela de um dos muitos prédios. Era o Teatro na Janela, uma série de esquetes apresentados na janela do estúdio da Cia.
Artesãos do Corpo. Diante das cenas, o público tinha reações diversas, muitas delas ainda presentes na memória dos atores. Teve a senhora que exclamou: "Agora já vi de tudo nessa vida". O executivo que interrompeu a conversa no celular: "Espera um pouco, estou vendo uma coisa ali".
E teve gente que foi além, como o Paulo, entregador da mercearia em frente ao estúdio, que participou de uma das peças. O projeto acabou, mas de vez em quando volta.

www.ciaartesaosdocorpo.com.br

PARA SABER MAIS

• Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), www.iab.org.br, (21) 2533-9514
• Instituto dos Arquitetos do Brasil - Regional Minas Gerais (IAB-MG), www.iabmg.org.br, (31) 3225-6408
• Mosteiro Beneditino Nossa Senhora das Graças, rua do Mosteiro, 138, Vila Paris, Belo Horizonte, (MG)
• Cia. Artesãos do Corpo, rua Martim Francisco, 265, Santa Cecília, São Paulo, (SP). www.ciaartesaosdocorpo.com.br br> • Parque Modernista, rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana, São Paulo, (SP) br> • Todos os dias, das 8h às 18h br> • Painel no Muro do Trapiche, entre as ruas Sá e Albuquerque e Marcílio Dias, bairro Jaraguá, Maceió, (AL)

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário