domingo, 2 de maio de 2010

O designer Yves Béhar...

O designer que ajuda milhares de crianças com suas criações

Yves Béhar é um talentoso e premiado designer do escritório FuseProject que benefícia milhares de crianças com seus produtos.
Ele liderou projetos memoráveis, dentre eles a criação de um laptop para o projeto One Laptop Per Child, que consistiu em desenhar um computador resistente, de qualidade e com baixo custo para ser utilizado como ferramenta de educação para crianças em países de risco e subdesenvolvidos. O projeto foi um grande sucesso e o computador é comercializado a 130 doláres e tem compradores como o governo da Nigéria.


















Atualmente, Yves esta embrenhado em uma nova empreitada, agora para resolver um problema de saúde pública no México.
No México 11% das crianças entre 8 e 18 anos precisam de óculos com lentes corretivas, porcentagem que aumenta em regiões mais afastadas e pobres comos estados de Chiapas atingindo a 70% das crianças. Estes problemas de visão comprometem o rendimento escolar das crianças, fazendo-as simplesmente não adquirir conhecimentos.
Yves estudou o problema e criou o projeto: Ver melhor para aprender melhor com o objetivo de desenvolver óculos com três características: custo, praticidade e estética.














O óculos possui design modular e é composto por duas partes desmontáveis. Ele pode ter diversas combinações de cores, tamanhos e formas criando milhares de variações, esta facilidade além de ser divertida é prática pois possibilita adequar as lentes dos óculos as necessidades de cada criança.
O óculos é produzido localmente pela Augen e é feito com um plástico flexível e resistente, resultando em um óculos praticamente indestrutível.
O programa também inclui consultas oftamológicas grátis e a distribuição gratuita de 400 mil óculos as crianças mexicanas.
Fantástico! É o design salvando vidas, acompanhe o trabalho de Yves no site da Fuseproject.


















Yves Béhar























Natural da cidade de Lausanne - Suiça, Yves é o mais velho de três irmãos, filho de pai turco e mãe alemã.
Quando criança gostava de inventar coisas, como uma prancha para windsurfe em lagos congelados.
Aos 19 anos, mesmo aprovado na universidade, optou por frequentar uma escola de arte, em que jovens que não concluíram o ensino médio e pessoas de meia idade aprendiam a desenhar.
Depois, Béhar se inscreveu no Art Center College of Design, primeiro no campus de Montreux e, a partir de 1990, em Pasadena, na Califórnia.
Fundou o escritório de design Fuseproject em 1999.
Após ser convidado, por David Butler, para falar sobre o papel do design foi contratado pela Coca- Cola para ajudar a desenvolver uma cultura de design na empresa.
Segundo Béhar, apenas 1% das companhias norte-americanas realmente investem no design e com o tempo as outras se tornarão obsoletas por não conseguirem se conectar ao consumidor.
Béhar já concebeu e lançou muitos produtos inovadores, ganhando um grau incomum de credibilidade: a Fuseproject, ganhou mais prêmios de excelência em design nos últimos cinco anos do que a Ideo (destaque no setor).
Um estudo de 3 anos realizado com 40 das 500 maiores empresas dos EUA descobriu que, de 2000 a 2005, empresas focadas em design superam o desempenho do índice S&P 500 numa proporção altíssima – de 10 para 1.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário